Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Inquérito no Colégio

Nos dias 18 e 21 do mês de Janeiro deste ano o grupo Ge.Ec. realizou um inquérito a 130 alunos de ensino básico e secundário do Colégio de Nossa Senhora da Boavista, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Este inquérito teve como principal objectivo averiguar os conhecimentos dos jovens no âmbito da produção alimentar e quais os efeitos que as diferentes proveniências dos alimentos provocam na saúde de cada um de nós. A análise do questionário foi feita por sexos, sendo que se chegou à conclusão de que não existem diferenças significativas entre as respostas dadas pelos rapazes e pelas raparigas.
Através deste inquérito conseguimos verificar que grande parte dos alunos apenas verifica a origem biológica dos alimentos que compra “de vez em quando”, mesmo confiando no sistema de controlo de qualidade dos alimentos e tendo consciência de que a utilização de fertilizantes sintéticos altera a qualidade dos produtos alimentares. Desta população cerca de metade afirma que este tipo de produtos diminui a qualidade dos alimentos, no entanto aproximadamente 40% refere que aumentam a qualidade. Estas mesmas pessoas demonstram assim uma incoerência pois admitem, ao mesmo tempo, que a utilização de fertilizantes, corantes e conservantes nos alimentos está na origem de novas doenças e da sua rápida propagação. Isto poderá dever-se ao facto de a informação ao dispor da sociedade sobre a produção alimentar biológica não ser suficiente para o esclarecimento das dúvidas da população, segundo os dados obtidos pelo inquérito. Estes dados são ainda confirmados pela elevada percentagem de pessoas que não têm conhecimento das características da carne produzida biologicamente.
Apuramos ainda que o comércio de produtos biológicos não se encontra muito disseminado na sociedade actual, visto que mais de metade dos inquiridos não tem conhecimento de qualquer local de produção ou venda de produtos biológicos. Como forma de contornar tal facto as pessoas recorrem, na sua grande maioria, à criação de espaços onde produzem alimentos para consumo próprio, sendo-lhes assim permitida a obtenção deste tipo de produtos.
Assim, podemos concluir que os conhecimentos acerca da produção alimentar e dos efeitos que as diferentes proveniências dos produtos alimentares na saúde apresentam algumas lacunas que esperamos ver colmatadas com o auxílio de actividades que temos planeadas para este período.
Por: Ge.Ec

Sem comentários:

Enviar um comentário